Projeto de Texto – FCC, FGV

Olá, estimados concursandos, estimadas concursandas,

Neste artigo, conversarei com vocês sobre a importância de se preparar um projeto de texto.

O que é Projeto de Texto?

Consiste num planejamento prévio de sua redação. Será responsável pela organização estratégica de suas informações e argumentos utilizados no decorrer do texto.

Alguns conhecimentos básicos são essenciais para o projeto de texto. Para bancas como FCC, FGV, CONSULPLAN e outras, por exemplo, os conhecimentos básicos seriam:

  • Entender o tema e o(s) texto(s) motivador(es), verificando a relação entre eles.
  • Fazer uma análise prévia do tema.
  • Identificar quais as possíveis possibilidades de análise do tema.
  • Escolher uma via de análise (ponto de vista)
  • Integrar à análise informações pertinentes ao tema.
  • Selecionar informações adequadas ao tema tratado.

Como desenvolver um Projeto de Texto para redação da FCC, FGV ou de outras bancas em relação a temas da atualidade?

O desenvolvimento de seu projeto de texto deverá atender à estrutura da dissertação, a qual se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Dessa forma, você deverá preparar o seu projeto de texto de a acordo com a estrutura. Assim será o seu projeto de texto:

  • INTRODUÇÃO
    No parágrafo introdutório, você deverá deixar muito claro para o leitor o tema abordado, ou seja, deverá apresentar o tema e, em seguida, o ponto de vista e ramificações de ideias relacionadas ao seu posicionamento.

Assim será o projeto de texto:

1ª Informação – contextualização do tema tratado (apresentação do tema);

2ª Informação – apresentação de ponto de vista (análise pessoal do tema tratado);

3ª Informação – ramificação de ideias relacionadas ao ponto de vista (2 ou 3 ideias).

  • DESENVOLVIMENTO

Nos parágrafos de desenvolvimento, deverá o produtor desenvolver o seu texto com informações consistentes e um projeto argumentativo definido com o objetivo de oferecer ao leitor credibilidade acerca do se afirma.

Após a ramificação do ponto de vista, caberá ao produtor defendê-lo de forma satisfatória. Para isso, são imprescindíveis:

a) informações que fujam do senso comum (informatividade)

b) argumentação consistente (coerência argumentativa)

c) progressão textual satisfatória (dependência entre as informações)

d) concisão e clareza (não se prender a circunlóquios – ir direto ao ponto)

Assim será a divisão de seus parágrafos de desenvolvimento

A divisão dos parágrafos será dada de acordo com as ramificações do ponto de vista. Se há opção por três elementos fundamentais para ampliar o ponto de vista, poderá fazer uso de três parágrafos de desenvolvimento, sendo um parágrafo para cada ideia apresentada (tópico). No entanto, poderá ainda utilizar-se de um parágrafo para desenvolver duas ideias sem problema algum.

  • CONCLUSÃO

No que diz respeito ao parágrafo conclusivo, a depender do tema, o produtor poderá optar por:

a) reforçar o ponto de vista

b) oferecer sugestões

É importante o uso de recursos de coesão, inter e intraparágrafo. Não me refiro à obrigatoriedade de operadores argumentativos, mas de recursos de coesão, sejam eles anafóricos, sejam eles sequenciais. Podem ser evitados, no início do segundo parágrafo do texto, elementos como: primeiramente, em primeiro plano, em primeira análise, inicialmente, a princípio... Na verdade, esses elementos não se apresentam, no segundo parágrafo, como responsável por uma ligação com o anterior (introdução). Outro ponto importante é compreender que a sua análise sobre o tema se deu no primeiro parágrafo, portanto o uso desses elementos no segundo parágrafo não faz sentido.

Deixo claro que o produtor poderá fazer uso desses elementos no decorrer do texto, mas não como interparágrafo, especialmente marcando o início do segundo parágrafo.

Veja o tema abaixo do TRT da 9ª Região

O gosto pessoal não é um fenômeno da natureza, é uma aquisição social.

Para esse tema, assim poderá ser construído o seu projeto de texto:

  1. Introdução – Apresente o tema, exponha o seu ponto de vista e ramifique ideias (a falta de oportunidades, a desigualdade, o desconhecimento,..)
  2. Desenvolvimento – Para cada parágrafo, o produtor deverá desenvolver uma ideia. Digamos que você selecionou para esse tema as seguintes ideias:
    a) a falta de oportunidades (esclarecer que o fato de não se ter oportunidade será decisivo para a escolha de um gosto, haja vista não ter sido apresentado a outro – como optar por comer caviar se nunca comeu, se não conhece?);
    b) a desigualdade (explanar que a desigualdade também interfere no gosto de cada indivíduo, isso porque, se a pessoa não tem condições financeiras, será privada de gozar de alguns benefícios como viajar, assistir a espetáculos teatrais…);
    c) o desconhecimento (apresentar informações nas quais se discuta a questão de gosto como sendo resultado também da ausência de conhecimento, de cultura e de estudo – pessoas sem o devido conhecimento não têm como preferir, por exemplo, um estilo musical a outro).
  3. Conclusão – Pelo que foi apresentado no texto, o produtor poderá, de forma bem categórica, reforçar o posicionamento, esclarecendo que há sim como se discutir questão de gosto. Para tanto, torna-se essencial que as oportunidades sejam dadas a todos.

Espero tê-lo(a) ajudado(a) com este artigo.

Até a próxima