Como Fazer uma Redação em Tempo Hábil – CEBRASPE

Olá, amigo concursando,

Você, que fará a prova do Tribunal de Justiça do Ceará, não pode deixar de ler este artigo o qual lhe será de grande valia. Apresentar-lhe-ei uma técnica infalível para que possa produzir uma excelente redação em tempo hábil.

A preocupação dos concursandos com o tempo estimado para feitura da redação em uma prova de concurso público, além de ser muito comum, tem sua razão de ser. Alguns acreditam que uma das soluções seja o treinamento, ou seja, produzir o maior número de redações possível. Em tese, há um fundo de razoabilidade, mas longe de ser a solução.

Aí, você me pergunta: Qual, então, professor Marcelo Braga, será a solução?

TÉCNICA INFALÍVEL

Apresentar-lhe-ei uma técnica, por meio da qual, sendo posta em prática, você conseguirá, em tempo hábil, fazer a sua redação e conseguir uma excelente pontuação. Esclareço que essas orientações aqui apresentadas contemplarão quem já vem produzindo textos rotineiramente e quem está sem produzir textos há bastante tempo.

Técnica para Redigir em Tempo Hábil

            Imaginemos o seguinte tema:

Considerando que o fragmento de texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da busca pela excelência na prestação dos serviços públicos que responda aos seguintes questionamentos.

  1. Como melhorar a qualidade na prestação dos serviços públicos?
  2. Em que medida as técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos podem contribuir para a prestação de um serviço público de qualidade?

 

            1º Parágrafo Introdutório

Construção – apresente o tema e prepare o leitor para os tópicos. Isso poderá ser realizado em três momento: afirmação, justificativa e um fecho.

1ª Frase – afirmação – relacionada ao tema em si;

2ª Frase – justificativa – ampliação da ideia do tema (focando nos tópicos);

3ª Frase – fecho – o resultado da ideia temática.

TEMA – A busca pela excelência na prestação dos serviços públicos
             As instituições públicas –  órgãos e entidades –  são regidas pela supremacia do interesse público, e têm como objetivo, além de garantir o desenvolvimento nacional, construir uma sociedade livre, justa e solidária. Em vista disso, verifica-se a necessidade de se oferecer à população uma qualidade na prestação dos serviços públicos, o que será facilitado com a técnica de mapeamento, proporcionando, dessa forma,  o bem-estar social e institucional.

Técnica 1 – Introdução

AfirmaçãoAs instituições públicas –  órgãos e entidades –  são regidas pela supremacia do interesse público, e têm como objetivo, além de garantir o desenvolvimento nacional, construir uma sociedade livre, justa e solidária.
Justificativa Em vista disso, verifica-se a necessidade de se oferecer à população uma qualidade na prestação dos serviços públicos, o que será facilitado com a técnica de mapeamento,
Fecho –  proporcionando, dessa forma,  o bem-estar social e institucional.

          2º Parágrafos de Desenvolvimento (resposta aos tópicos)

          Escreva um parágrafo para cada tópico.

          Em cada tópico, você deverá apresentar as informações mais importantes. Daí a necessidade de esquematizar adequadamente.

Técnica 2 – Desenvolvimento

Tópico 1
Como melhorar a qualidade na prestação dos serviços públicos?

ESQUEMA – Seleção de informações

  • informações direcionadas a quem o serviço público se destina
  • capacitação dos servidores (atualizado e competente)
  • mais eficiência, menos burocracia

Você poderá iniciar o parágrafo do referido tópico, independentemente de ser o primeiro ou o segundo tópico, assim:

           No que diz respeito à melhoria na qualidade do serviço público, constata-se que a gestão pública precisa ser orientada para o cidadão e forcar nos resultados com o propósito de oferecer uma excelência na prestação do serviço. Para tanto, é imprescindível que as organizações incentivem a capacitação de seus servidores e primem pela manutenção de um quadro de pessoal qualificado e atualizado. Destaca-se ainda a importância de o Estado descentralizar suas atividades, tornando-se mais eficiente e menos burocrático, permitindo, dessa forma, que o atendimento ao cidadão seja mais célere e humanizado.   

A QUEM O SERVIÇO PÚBLICO SE DESTINA constata-se que a gestão pública precisa ser orientada para o cidadão e forcar nos resultados com o propósito de oferecer uma excelência na prestação do serviço.

CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORESPara tanto, é imprescindível que as organizações incentivem a capacitação de seus servidores e primem pela manutenção de um quadro de pessoal qualificado e atualizado.

MAIS EFICIÊNCIA, MENOS BUROCRACIADestaca-se ainda a importância de o Estado descentralizar suas atividades, tornando-se mais eficiente e menos burocrático, permitindo, dessa forma, que o atendimento ao cidadão seja mais célere e humanizado.   

Tópico 2
Em que medida as técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos podem contribuir para a prestação de um serviço público de qualidade?

ESQUEMA – Seleção de informações

  • conceito e finalidade do mapeamento
  • importância do mapeamento
  • a identificação de elementos essenciais

Você poderá iniciar o parágrafo do referido tópico assim:

              Em relação ao mapeamento de processos, vê-se como sendo essencial para um bom desempenho da gestão pública, porquanto se trata de uma ferramenta gerencial analítica cujo objetivo é melhorar os processos já existentes ou implementar uma nova estrutura voltada para os processos. Na verdade, o mapeamento permitirá às organizações a redução de seus custos, a celeridade nas informações, uma melhor integração entre os processos e, até mesmo, a redução de falhas. Assim como o mapeamento, também é importante o diagnóstico que possa identificar os pontos fracos e fortes, bem como fraquezas e oportunidades.

CONCEITO E FINALIDADE DO MAPEAMENTO porquanto se trata de uma ferramenta gerencial analítica cujo objetivo é melhorar os processos já existentes ou implementar uma nova estrutura voltada para os processos.

IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO – Na verdade, o mapeamento permitirá às organizações a redução de seus custos, a celeridade nas informações, uma melhor integração entre os processos e, até mesmo, a redução de falhas.

A IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS ESSENCIAIS – Assim como o mapeamento, também é importante o diagnóstico que possa identificar os pontos fracos e fortes, bem como fraquezas e oportunidades.

Técnica 3 – Conclusão

             No referido tema, a instituição nos apresentou apenas dois tópicos. Devemos, pois, apresentar mais um parágrafo (parágrafo conclusivo). Neste parágrafo, as informações presentes apenas reforçam o processo argumentativo, destacando a importância de se prestar um serviço de qualidade à população.

Você poderá estruturar o parágrafo conclusivo assim:

              Destarte, entende-se que, com a implementação desses mecanismos, as organizações públicas terão melhores condições de atingir seus objetivos, os quais têm como direcionamento a prestação de um serviço público de qualidade ao cidadão.

Observação – Caso a instituição apresente três tópicos e, ao concluir o terceiro tópico, não mais lhe restarem linhas, não haverá problema algum. O terceiro tópico irá servir como conclusão.

Espero que este artigo o ajude para a prova do TJCE e para as demais provas cuja banca seja o Cebraspe.

Boa prova

Até o próximo artigo.