METOLOGIA
1. Aulas teóricas e práticas.
2. Correção individualizada das redações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
· Aspectos Gramaticais
Relações Sintagmáticas
Estrutura frasal e oracional
Estudo da Translineação
Estudo do Paralelismo Sintático e do Paralelismo Semântico
Estudo das Conjunções
Estudo dos Sinais de Pontuação (vírgula, dois-pontos, ponto-e-vírgula)
· Aspectos Textuais
Clareza e Precisão
Concisão e Objetividade
Coerência nas informações
Progressão Textual
Coesão Textual
· Estudo da Tipologia Dissertativa
Estrutura da Dissertação
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
A Dissertação de temas específicos com tópicos
A Dissertação de estudo de caso com tópicos
· Estudo Específico das Questões Discursivas
Questões Discursivas com tópicos e sem tópicos – temas específicos
Seleção adequada das informações
Concisão e objetividade nas respostas
Clareza e precisão na escrita
· Estudo de Caso com tópicos e sem tópicos – temas específicos
Compreender a situação hipotética apresentada
Seleção adequada das informações
Concisão e objetividade nas respostas aos tópicos
Clareza e precisão na escrita
· Estudo do Parecer Técnico
Conceito
Linguagem
Estrutura do Parecer Técnico
A Construção do Parecer Técnico com tópicos indicados pela banca (instituição)
HORÁRIO
Aos sábados das 9h às 11h
Início – 2 de dezembro
Término – 9 de março
CALENDÁRIO COM O CONTEÚDO POR ENCONTRO
ENCONTROS | CONTEÚDOS |
1º Encontro
| Estudo do Texto Dissertativo / Estrutura da Dissertação (Introdução – Desenvolvimento – Conclusão) / Projeto de Texto e Análise de Texto. |
2º Encontro
| Relações sintagmáticas (como ampliar as informações) Estrutura frasal e oracional. Estudo da Coesão Textual (referencial, sequencial e lexical). Estudo das Conjunções Subordinativas e Coordenativas. |
3º Encontro
| A introdução do texto dissertativo (temas específicos e estudo de caso). Estudo da Translineação e do Paralelismo Sintático e Semântico. |
4º Encontro
| Estudo do Desenvolvimento e da Conclusão de temas específicos (com ou sem tópicos). Seleção das informações Hierarquização das informações Clareza e precisão. Coerência, concisão e objetividade. |
5º Encontro
| Estudo do Desenvolvimento e da Conclusão de estudo de caso (com ou sem tópicos). Seleção das informações Hierarquização das informações Progressão Textual. |
6º Encontro
| Questões Discursivas (temas específicos) – Projeto de Texto Seleção das informações Hierarquização das informações |
7º Encontro
| Questões Discursivas (estudo de caso) – Projeto de Texto Seleção das informações Hierarquização das informações |
8º Encontro
| Estudo do Parecer Técnico. Estrutura do Parecer Técnico de acordo com a instituição |
9º Encontro
| Parecer Técnico – Seleção e organização das informações de acordo com os tópicos apresentados (temas específicos) |
10º Encontro
| Parecer Técnico – Seleção e organização das informações de acordo com os tópicos apresentados (estudo de caso) |
11º Encontro
| Estudo dos Sinais de Pontuação: |
12º Encontro
| Produção em sala de uma Dissertação
|
13º Encontro
| Produção em sala de um Parecer Técnico
|
14º Encontro
| Produção em sala de aula de 3 questões discursivas
|
“Decidir comprometer-se com resultados de longo prazo ao invés de reparos a curto prazo é tão importante quanto qualquer decisão que você fará em toda a sua vida.”
Menu
© 2022 Todos os direitos reservados