Olá, amigo concursando,
Você, que fará a prova da Polícia Federal, não pode deixar de ler este artigo o qual lhe será de grande valia. Apresentar-lhe-ei uma técnica infalível para que possa produzir uma excelente redação em tempo hábil.
A preocupação dos concursandos com o tempo estimado para feitura da redação em uma prova de concurso público, além de ser muito comum, tem sua razão de ser. Alguns acreditam que uma das soluções seja o treinamento, ou seja, produzir o maior número de redações possível. Em tese, há um fundo de razoabilidade, mas longe de ser a solução.
Aí, você me pergunta: Qual, então, professor Marcelo Braga, será a solução?
TÉCNICA INFALÍVEL
Apresentar-lhe-ei uma técnica, por meio da qual, sendo posta em prática, você conseguirá, em tempo hábil, fazer a sua redação e conseguir uma excelente pontuação. Esclareço que essas orientações aqui apresentadas contemplarão quem já vem produzindo textos rotineiramente e quem está sem produzir textos há bastante tempo.
Técnica para Redigir em Tempo Hábil
Imaginemos o seguinte tema:
Considerando que o fragmento de texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da busca pela excelência na prestação dos serviços públicos que responda aos seguintes questionamentos.
- Como melhorar a qualidade na prestação dos serviços públicos?
- Em que medida as técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos podem contribuir para a prestação de um serviço público de qualidade?
1º Parágrafo Introdutório
Construção – apresente o tema e prepare o leitor para os tópicos. Isso poderá ser realizado em três momento: afirmação, justificativa e um fecho.
1ª Frase – afirmação – relacionada ao tema em si;
2ª Frase – justificativa – ampliação da ideia do tema (focando nos tópicos sem transcrevê-los);
3ª Frase – fecho – o resultado da ideia temática.
TEMA – A busca pela excelência na prestação dos serviços públicos
As instituições públicas – órgãos e entidades – são regidas pela supremacia do interesse público, e têm como objetivo, além de garantir o desenvolvimento nacional, construir uma sociedade livre, justa e solidária. O alcance desse objetivo se dará com a qualidade dos serviços prestados à população, o que será facilitado com uso de técnicas específicas as quais ofereçam ao cidadão um serviço ágil e eficiente que atendem às suas expectativas, proporcionando, dessa forma, o bem-estar social e institucional.
Técnica 1 – Introdução
Afirmação – As instituições públicas – órgãos e entidades – são regidas pela supremacia do interesse público, e têm como objetivo, além de garantir o desenvolvimento nacional, construir uma sociedade livre, justa e solidária.
Justificativa – O alcance desse objetivo se dará com a qualidade dos serviços prestados à população, o que será facilitado com uso de técnicas específicas as quais ofereçam ao cidadão um serviço ágil e eficiente que atendem às suas expectativas,
Fecho – proporcionando, dessa forma, o bem-estar social e institucional.
2º Parágrafos de Desenvolvimento (resposta aos tópicos)
Escreva um parágrafo para cada tópico.
Em cada tópico, você deverá apresentar as informações mais importantes. Daí a necessidade de esquematizar adequadamente.
Técnica 2 – Desenvolvimento
Tópico 1
Como melhorar a qualidade na prestação dos serviços públicos?
ESQUEMA – Seleção de informações
- informações direcionadas a quem o serviço público se destina
- capacitação dos servidores (atualizado e competente)
- mais eficiência, menos burocracia
Você poderá iniciar o parágrafo do referido tópico, independentemente de ser o primeiro ou o segundo tópico, assim:
No que diz respeito à melhoria na qualidade do serviço público, constata-se que a gestão pública precisa ser orientada para o cidadão e forcar nos resultados com o propósito de oferecer uma excelência na prestação do serviço. Para tanto, é imprescindível que as organizações incentivem a capacitação de seus servidores e primem pela manutenção de um quadro de pessoal qualificado e atualizado. Destaca-se ainda a importância de o Estado descentralizar suas atividades, tornando-se mais eficiente e menos burocrático, permitindo, dessa forma, que o atendimento ao cidadão seja mais célere e humanizado.
– A QUEM O SERVIÇO PÚBLICO SE DESTINA – constata-se que a gestão pública precisa ser orientada para o cidadão e forcar nos resultados com o propósito de oferecer uma excelência na prestação do serviço.
– CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES – Para tanto, é imprescindível que as organizações incentivem a capacitação de seus servidores e primem pela manutenção de um quadro de pessoal qualificado e atualizado.
– MAIS EFICIÊNCIA, MENOS BUROCRACIA – Destaca-se ainda a importância de o Estado descentralizar suas atividades, tornando-se mais eficiente e menos burocrático, permitindo, dessa forma, que o atendimento ao cidadão seja mais célere e humanizado.
Tópico 2
Em que medida as técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos podem contribuir para a prestação de um serviço público de qualidade?
ESQUEMA – Seleção de informações
- conceito e finalidade do mapeamento
- importância do mapeamento
- a identificação de elementos essenciais
Você poderá iniciar o parágrafo do referido tópico assim:
Em relação ao mapeamento de processos, vê-se como sendo essencial para um bom desempenho da gestão pública, porquanto se trata de uma ferramenta gerencial analítica cujo objetivo é melhorar os processos já existentes ou implementar uma nova estrutura voltada para os processos. Na verdade, o mapeamento permitirá às organizações a redução de seus custos, a celeridade nas informações, uma melhor integração entre os processos e, até mesmo, a redução de falhas. Assim como o mapeamento, também é importante o diagnóstico que possa identificar os pontos fracos e fortes, bem como fraquezas e oportunidades.
– CONCEITO E FINALIDADE DO MAPEAMENTO – porquanto se trata de uma ferramenta gerencial analítica cujo objetivo é melhorar os processos já existentes ou implementar uma nova estrutura voltada para os processos.
– IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO – Na verdade, o mapeamento permitirá às organizações a redução de seus custos, a celeridade nas informações, uma melhor integração entre os processos e, até mesmo, a redução de falhas.
– A IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS ESSENCIAIS – Assim como o mapeamento, também é importante o diagnóstico que possa identificar os pontos fracos e fortes, bem como fraquezas e oportunidades.
Técnica 3 – Conclusão
No referido tema, a instituição nos apresentou apenas dois tópicos. Devemos, pois, apresentar mais um parágrafo (parágrafo conclusivo). Neste parágrafo, as informações presentes apenas reforçam o processo argumentativo, destacando a importância de se prestar um serviço de qualidade à população.
Você poderá estruturar o parágrafo conclusivo assim:
Destarte, entende-se que, com a implementação desses mecanismos, as organizações públicas terão melhores condições de atingir seus objetivos, os quais têm como direcionamento a prestação de um serviço público de qualidade ao cidadão.
Observação – Caso a instituição apresente três tópicos e, ao concluir o terceiro tópico, não mais lhe restarem linhas, não haverá problema algum. O terceiro tópico irá servir como conclusão.
Espero que este artigo o ajude para a prova do Polícia Federal e para as demais provas cuja banca seja o Cebraspe.
Boa prova
Até o próximo artigo.