Olá, amigo(a) estudante
Conversarei hoje com você sobre a palavra QUE.
Muitas pessoas têm dificuldade em identificar, em uma frase, a classe gramatical do vocábulo QUE e, como consequência, o seu papel sintático e semântico.
Verifiquemos, portanto, as possíveis classes gramaticais da palavra QUE (átono) e da palavra QUÊ (tônico).
A palavra QUE pode pertencer as seguintes classes gramaticais:
- Pronome (relativo, interrogativo e indefinido)
a) pronome relativo – QUE = QUAL
“O país precisa de uma força jovem que possa impulsionar o progresso.”
“O país precisa de uma força jovem a qual possa impulsionar o progresso.”
b) pronome interrogativo – frases interrogativas diretas
“Que foi feito daquela obra?”
c) pronome indefinido – QUE = QUANTO(a)
“Que estratégias temos a seguir.” - Conjunção (integrante e adverbial)
a) conjunção integrante – (introduz uma subordinada substantiva)
“Espero que todos estejam em paz.”
b) conjunção subordinativa adverbial (introduz uma subordinada adverbial)
“Estava tão triste que não compareceu ao evento.” - Preposição – QUE = DE
“Temos que nos preparar para a prova.” - Advérbio – QUE = QUÃO
“Que lindos são esses versos.” - Expletivo ou realce – pode ser retirado da frase
“Quase que cometo um grande erro.” – QUASE COMETO UM GRANDE ERRO.
“É nas horas difíceis que conhecemos os amigos.” – NAS HORAS DIFÍCEIS, CONHECEMOS OS AMIGOS.
A palavra QUÊ pode pertence as seguintes classes gramaticais:
a) Substantivo – (após artigo, pronome ou preposição)
“Ela tem um quê de paraíso.”
“Esse quê na minha vida é a minha complicação.”
“Esse problema é recheado de quês.”
b) Interjeição
“Que! Você irá realmente de casar!”
Espero tê-lo(a) ajudado com este artigo
Até o próximo