fbpx

FNDE – ESPECIALISTA EM FINANCIAMENTO E EXECUÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS – C1 – 2023 (DISSERTAÇÃO)

PROVA DISSERTATIVO P3

Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 70,00 pontos, dos quais até 3,50 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).

A universalização do ensino fundamental previsto para a toda a população de 6 a 14 anos, bem como a garantia de que 95% dos estudantes terminam a etapa na idade adequada, conforme previsto na meta 2 do Plano Nacional de Educação, está comprometida. O acesso de todas as crianças de 6 a 14 anos ao ensino fundamental, que ainda não havia sido conquistado no Brasil antes da pandemia, sofreu um forte impacto em seu segundo ano, caindo a um nível menor do que o observado em 2014. A queda foi maior no período pós-pandêmico e se deu especialmente entre os mais pobres, as crianças pretas, as moradoras das zonas urbanas, as do sexo feminino e aquelas da região Centro-Oeste.

Internet: <www.cartacapital.com.br> (com adaptações).

Constituição Federal

[…]
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:

O PAPEL DOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS PARA O ATINGIMENTO DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Em seu texto aborde:

1 o direito à educação previsto no art. 205 da Constituição Federal; [valor: 17,50 pontos]
2 a meta 2 do Plano Nacional de Educação; [valor: 17,00 pontos]
3 o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); [valor: 16,00 pontos]
4 o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE). [valor: 16,00 pontos]