fbpx

TRT 18ªR – FCC – 2023

Tempos vivos da História
Na modernidade, o conceito de progresso atingiu um prestígio absoluto: muitos acreditam que vivemos apenas em função de um futuro consagrador, numa progressão contínua. Tal concepção de tempo elege esse ansiado futuro como um patamar a ser obsessivamente buscado e pode, muitas vezes, anular o sentido de tudo o que já se viveu no passado.
O historiador Eric Hobsbawm (1917-2012) afirmou que nunca o conhecimento da História foi tão importante em nosso tempo, justamente porque nos dias que correm nosso passado histórico foi relegado a um segundo plano, quando não simplesmente “cancelado”. Hobsbawm lembra que todas as nossas experiências contemporâneas têm forte vínculo com experiências do passado da humanidade. O que é moderno e aspira ao progresso não se desvincula do que já existiu, mas continua traçando seu caminho. Conhecer a História não é, portanto, passear por meras curiosidades do passado da humanidade; é reconhecer dentro do nosso tempo as fortes raízes que permanecem vivas e iluminadoras no caminho que estamos seguindo.
Com base no que se afirma, redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você exponha com clareza sua posição crítica diante do tema nele tratado.